Vereadores Nélio e José Miguel se reúnem com o Deputado Federal Dr. Frederico para tentar captar recursos para Lagoa Dourada-MG.

por Diretor Legislativo publicado 13/05/2019 17h43, última modificação 13/05/2019 17h43

No último sábado, 11/05/2019, os Vereadores José Miguel Vanzeloti e Nélio Lourenço Coimbra – representando os demais membros do Bloco Parlamentar PSDB/PR – participaram de uma reunião em São João Del Rei com o Deputado Federal Dr. Frederico para solicitar o apoio do Ilustre Deputado na obtenção de recursos para o Município de Lagoa Dourada-MG.

O Deputado demonstrou muito interesse em ajudar o Município a obter recursos, sobretudo no tocante a área da saúde. Inclusive, o Parlamentar mencionou que havia conseguido um trator para Lagoa Dourada, mas como a Prefeitura não indicou o motorista para realizar o curso de treinamento o Município perdeu o direito ao veículo.

DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL

Um dos pontos mais relevantes tratados na reunião diz respeito ao Programa Mais Médicos Para o Brasil. Com a saída de Cuba do programa, Lagoa Dourada perdeu a médica que atuava na cidade, contratada pelo Governo Federal.

Um novo processo seletivo havia sido aberto e um novo profissional havia escolhido trabalhar em Lagoa Dourada. Contudo, conforme informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, referido profissional desistiu da vaga e para que novo profissional a assumisse seria necessário que o Governo Federal realize novo processo seletivo.

Os Vereadores José Miguel e Nélio solicitaram ao Dr. Frederico apoio para buscar soluções para o problema. O ilustre Deputado se comprometeu a entrar em contato com o Ministério da Saúde, com o intuito de pressionar que o ministério atue no sentido de promover um novo processo seletivo. Aliás, o parlamentar explicou que outros Municípios vêm enfrentando o mesmo problema.

DA COMPRA DE MEDICAMENTOS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS

Também foi solicitado ao Deputado a viabilização de recursos mediante Emendas Parlamentares destinados à área da saúde, sobretudo para a compra de medicamentos e equipamentos médicos.

Em especial os Vereadores solicitaram o apoio para que o Município possa adquirir um Monitor Multiparametro e um Ventilador Mecânico. Tal solicitação se baseou na informação prestadas por servidores que atuam no Centro Médico de Lagoa Dourada. Segundo os servidores, tais equipamentos são de extrema importância nos primeiros atendimentos de pacientes com problemas de pressão, problemas cardíacos e insuficiência respiratória, principalmente, nos casos mais graves.

DA DOAÇÃO DE UMA VAN ADAPTADA PARA A APAE

Em atenção ao importante trabalho que a APAE desenvolve em Lagoa Dourada-MG, os Vereadores também solicitaram ao Deputado apoio para conseguir uma van adaptada para a instituição.

Como é público e notório, a APAE lida no seu dia a dia com várias crianças, adolescentes, adultos e idosos que possuem dificuldade de locomoção. Conseguir um veículo adaptado para a associação, além de facilitar o atendimento e proporcionar maior conforto, garantirá mais segurança aos assistidos.

DAS PROPOSTAS DE CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL

Durante a reunião, o Deputado Federal informou aos vereadores que Lagoa Dourada foi contemplada, recentemente, com um Convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que garantirá ao Município o importe de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) para a promoção de desenvolvimento regional.

O Deputado assumiu o compromisso de encaminhar, mediante sua assessoria, ao Poder Legislativo Municipal informações sobre a abertura de novos convênios que poderão vir a beneficiar Lagoa Dourada-MG.