Câmara Municipal aprova Indicação visando melhorar o controle de acesso de pessoas em escolas e creches do município.

por Diretor Legislativo publicado 16/07/2019 11h56, última modificação 16/07/2019 11h56

Durante a 11ª Reunião Ordinária, realizada na última segunda-feira (15/07/2019), a Câmara Municipal de Lagoa Dourada aprovou, por unanimidade, a Indicação nº 036/2019, de autoria do Ver. Vinicius do Lavinho, que recomenda:

“Que o Executivo Municipal viabilize através da Secretaria Municipal de Educação, melhoria no controle de acesso de pessoas no interior das escolas e creches do município. A restrição à entrada nas unidades da Secretária Municipal de Educação de desconhecidos ou indivíduos sem um objetivo claro e justificável, pode evitar problemas de violência e garantir mais segurança para todos.

A escola precisa ser um ambiente social seguro. Melhorar e criar medidas de segurança, identificando alunos que possam ter algum tipo de acesso a armas de fogo, identificando alunos vítimas de bullying ou brigas/desavenças, identificando alguma ameaça física entre alunos, seria uma importante forma de enfrentamento à violência nas escolas.”

Na justificativa, o Vereador informou que a indicação foi elaborada:

“[...] levando em consideração que devemos estar sempre buscando formas de combater o problema da violência. Professores, funcionários e alunos precisam se manter sempre atentos a possíveis sinais que possam causar algum tipo de hostilidade no ambiente escolar. O acesso à informações e dicas de como lidar com uma ocorrência ou situação de violência, pode até salvar muitas vidas. Exemplos trágicos e dolorosos, com muitas vítimas, como os que aconteceram na Escola Columbine, em Denver, nos Estados Unidos, ou mesmo no Rio de Janeiro, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, e recentemente na Escola Prof. Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, mostram a importância do controle de acesso em nossas escolas e creches.”

Vale ressaltar que as indicações são proposições através das quais os Vereadores sugerem medidas de interesse da população. Desse modo, a aprovação da indicação, pela Câmara Municipal, não obriga o Prefeito a adotar a medida sugerida.

A referida indicação será encaminhada ao Chefe do Poder Executivo que analisará a viabilidade de realizar o projeto sugerido pelo Parlamentar.