Câmara Municipal aprova Indicação sobre a necessidade de realizar campanhas informativas sobre o risco do consumo de alimentos ricos em gorduras trans industriazlizada.

por Diretor Legislativo publicado 19/06/2019 10h50, última modificação 19/06/2019 10h50

Durante a 10ª Reunião Ordinária, realizada na última segunda-feira (17/06/2019), a Câmara Municipal de Lagoa Dourada aprovou, por unanimidade, a Indicação nº 031/2019. Referida proposição, recomenda:

“Que o Executivo Municipal viabilize através da Secretaria Municipal de Saúde, uma campanha para informar e conscientizar os lagoenses dos riscos de consumir alimentos contendo gorduras trans industrializada, que podem causar aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL).”

Na justificativa, o Vereador Vinicius, autor da indicação, informou que a proposição foi elaborada:

“[...]levando em consideração à importância e a necessidade de informar aos consumidores que a gordura trans é um tipo de gordura pouco comum na natureza, utilizada principalmente na indústria alimentícia, melhorando a textura, crocância e o sabor dos alimentos, estando presente em sorvetes, margarina, cremes vegetais, bolos, biscoitos e batatas fritas industrializadas.

O risco de desenvolver doenças associadas com o consumo de gorduras trans contida nos alimentos industrializados pode reduzir por uma simples questão de escolha, consultando nas embalagens dos produtos a presença ou não deste tipo de gordura.”

Vale ressaltar que as indicações são proposições através das quais os vereadores sugerem medidas de interesse da população. Desse modo, a aprovação da indicação, pela Câmara Municipal, não obriga o Prefeito a adotar a medida sugerida.

No dia 18 de junho de 2019, a referida indicação foi encaminhada ao Chefe do Poder Executivo que analisará a viabilidade de aceitar a sugestão dada pelo Parlamentar.