Aprovada Indicação sobre recolocação de crucifixo na entrada do prédio da Prefeitura Municipal

por Diretor Legislativo publicado 13/08/2019 17h15, última modificação 13/08/2019 17h15

Durante a 12a Reunião Ordinária foi lida e votada pela Câmara de Vereadores de Lagoa Dourada/MG, a indicação de no 042/2019, para que o “Executivo Municipal providencie a recolocação do crucifixo que ficava afixado no hall principal do prédio da Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada-MG. Sendo inviável sua recolocação, sugerimos que a imagem seja doada à Igreja Católica, de modo que a mesma não seja inadequadamente descartada, preservando-se, assim parte do patrimônio histórico-cultural do Município.

A justificativa da indicação, requerida pelos Vereadores José Miguel Vanzeloti, Márcio Simeão da Paixão, Marli Maria de Melo, Rosemary Rodrigues Vale, Vicente de Paulo Melo, Vinícius C. Vieira de Resende e Adão Rosa de Melo, foi no sentido de que:

“A presente indicação justifica-se levando-se em consideração pedido formulado por um cidadão lagoense. O referido crucifixo esteve afixado por anos no Prédio da Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada-MG, trata-se de uma imagem de fabricação antiga, componente do patrimônio histórico-cultural do Município.

Entretanto, caso, o Exmo. Sr. Prefeito, entenda pela inviabilidade de recolocar o crucifixo no local onde ele sempre esteve afixado, sugerimos que o mesmo seja doado à Igreja Católica, para que o mesmo não seja inadequadamente descartado, preservando-se, assim, nosso patrimônio.”

Após a distribuição e leitura, a indicação foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos demais Vereadores. Com a aprovação, a indicação foi encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que respondeu à indicação, informando que:

“Diante do desconhecimento dos nobres vereadores quanto a localização do crucifixo, o executivo informa que no mês de fevereiro de 2017, quando a sede da Prefeitura Municipal foi transferida temporariamente em razão de reforma do prédio, o crucifixo que ficava afixado no hall principal foi cuidadosamente transferido para o Centro Médico. Informamos ainda, que o crucifixo não será realocado nem doado à igreja e que continuará afixado no Centro Médico para continuar sendo venerado pelos pacientes que se valem dele nos momentos mais difíceis. Se for do interesse dos nobres edis apreciar a imagem, podem fazê-lo a qualquer hora, visto que o Centro Médico funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Diante da resposta do Poder Executivo Municipal, o Presidente da Câmara determinou que a resposta da indicação fosse encaminhada ao cidadão, para que tomasse conhecimento da destinação do crucifixo.