Aprovada a Indicação para viabilizar meios de conscientizar a população sobre o uso indevido de antibióticos e o perigo de automedicação

por Diretor Legislativo publicado 21/05/2019 12h58, última modificação 21/05/2019 12h58

A Câmara Municipal aprovou em 20 de maio de 2019, durante a 08a Reunião Ordinária, a indicação para “o Executivo Municipal viabilize junto à Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de elaborar palestras e distribuir material informativo alertando sobre o uso indevido dos antibióticos e o perigo da automedicação.

A justificativa da indicação, requerida pelo vereador Vinícius Cristiano Vieira de Resende, foi no sentido de que:

“levando em consideração os inúmeros casos de pacientes que praticam a automedicação. Elaborar palestras nas unidades de atendimento da saúde, e distribuir gratuitamente material informativo seria uma das formas de combater o problema.

É primordial informar que os antibióticos só combatem as bactérias, não exercendo nenhuma ação contra as infecções virais. Sem orientação médica adequada, um antibiótico que deveria curar a infecção, pode criar um “exército” de cepas, micro-organismos resistentes no corpo. Assim, o uso indiscriminado de antibióticos pode fortalecer as bactérias em vez de eliminá-las.”

Após a distribuição e leitura em Plenário, a indicação foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Com a aprovação, a indicação é encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que decidirá se acata ou não a sugestão dada pelo Vereador.