Aprovada a indicação para que o Poder Executivo promova palestras ou cursos sobre as técnicas de compostagem doméstica.

por Diretor Legislativo publicado 19/03/2019 11h55, última modificação 19/03/2019 11h55

Em 18 de março de 2019 o Plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, a indicação de no 11/2019, proposta pelo Vereador Vinícius Cristiano V. de Resende, para que o Executivo Municipal promova “palestras ou curso sobre as técnicas de compostagem doméstica, desenvolvendo uma cartilha informativa para distribuição gratuita, sobre esta importante forma de reciclagem e redução significativa do volume de lixo produzido nas residências, proporcionando a produção de material rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais para utilização em hortas e jardins”.

Na justificativa da Indicação de no 11/2019, o Vereador explicou que:

“(...) levando em consideração a importância e a necessidade de oferecer conhecimento técnico para produzir fertilizantes de forma natural e gratuita, com o uso de composteiras, estimulando a decomposição de materiais orgânicos, lixos provenientes de restos de origem vegetal e animal.

A compostagem doméstica orgânica reduz o volume de lixo produzido e a emissão de gases do efeito estufa, sendo um processo biológico natural de valorização da matéria orgânica, sendo considerada um tipo de reciclagem, transformando o lixo em húmus, um material fértil e muito rico em nutrientes, utilizado como adubo orgânico, evitando assim, o uso de fertilizantes sintéticos.

Desenvolver a técnica da compostagem em nossas residências é um incentivo à conscientização ambiental, além de poder proporcionar alguma renda com a venda do húmus produzido ou mesmo de minhocas.”

Após a distribuição e leitura, a indicação de no 11/2019 foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. Com a aprovação, a indicação é encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que decidirá se acata ou não a sugestão dada pelo Vereador.